As saunas de infravermelho têm muitas celebridades seguindo

Então, por que essa obsessão? Os defensores afirmam que os benefícios podem variar da queima de gordura e perda de peso à "desintoxicação" e tratamento de insuficiência cardíaca. Os especialistas dizem que algumas dessas afirmações são verdadeiras, apoiadas por evidências científicas, a maioria é estão ainda em estudo. Mas se você está em boa saúde e gosta de um bom suor, não há nenhum mal em experimentar.
Em uma recente tarde de domingo, saí em busca de um bom suor - e talvez o segredo da pele brilhante de Aniston – experimentado o infravermelho para mim.
Chegando ao spa Halsa em Vancouver, o dono Christian Mackenzie explicou como eu me sentiria ao longo da sessão de sauna. Inicialmente, experimentaria um calor suave, "como um abraço grande e quente", disse ele. Então, assim como eu me perguntava se isso funcionaria, eu começaria a "suar e suar e suar".
"Não sinto que você tem que superar qualquer coisa desconfortável", disse ele, me avisando para sair e tomar um banho legal se eu fiquei muito quente e beber a água do eletrólito de limão.
Ainda assim, eu estava nervosa. Eu me perguntei se sentiria como se os meus interiores estivessem cozinhando ou como se estivesse se afogando no meu próprio suor.
Mas ao entrar na sala de sauna privada alinhada com painéis de cedro e música tranquila, a calma preenchia o pequeno espaço, comecei a me sentir relaxada. Fiquei surpresa com o quão seco o ar sentiu e quão leve era a temperatura - nada como as saunas húmidas extremamente quentes que geralmente me deixam sem fôlego.
Sentei-me e esperei o suor chegar.
Eu sabia por minha pesquisa pré-sauna que as saunas de infravermelh não são tão quentes quanto as tradicionais. As saunas de infravermelho longo (FIRS) usam ondas de infravermelho e calor radiante para aquecer o corpo - tecnologia que também é usada para manter os bebês recém-nascidos aquecidos - enquanto as saunas tradicionais usam madeira ardente ou pedras quentes para aquecer o ar, o que então aquece o corpo através da convecção. Como resultado, as temperaturas em uma sauna tradicional atingem cerca de 85C graus, enquanto as saunas de infravermelho são tipicamente em torno de 43 graus C.
Mas eu também sabia que temperaturas mais baixas não significariam que eu iria suar menos. O calor infravermelho penetra no corpo mais profundamente do que o calor tradicional da sauna, o que significa que os raios infravermelhos absorvem mais vigorosamente a uma temperatura mais baixa do que em saunas tradicionais, de acordo com um artigo que analisa os benefícios de saúde da sauna do infravermelho distante pelo Dr. Richard Beever, um assistente clínico e professor da University of British Columbia, publicado na revista Canadian Family Physician in 2009.

Com dez minutos na minha sessão de sauna, fiquei quente, como se estivesse sentado perto de uma fogueira. Mas eu ainda estava sem suor.

Não foi até a marca de 15 minutos quando as gotas de suor começaram a se formar. Na marca de 20 minutos, o suor caiu da minha pele. Trinta minutos, decidi não ser uma heróina. Saí, tomei banho e tomei a água de limão. Voltei e fiquei na sauna durante os restantes 30 minutos, mas saí cada dez minutos para esfriar.
Quando minha hora acabou, enxaguuei e comecei a me vestir. Eu recomendo esperar pelo menos 10 minutos para esfriar, especialmente se você estiver vestindo jeans. Calças apertadas e pele morna e pegajosa não se misturam, assim eu descobri.
Andando imediatamente, meu rosto estava cor-de-rosa e eu me sentia alerta e calma, como se eu tivesse nadado e depois tivesse uma massagem.
Embora seja difícil apontar tecnicamente o porquê.
A extensão dos benefícios reais das saunas de infravermelho longo não é clara, com algumas reivindicações não comprovadas ou pouco pesquisadas, mas existem alguns benefícios para a saúde respaldados pela ciência, como Beever descobriu quando escreveu o relatório para o Canadian Family Physician, que analisou documentos publicados anteriormente sobre benefícios de sauna infravermelho longo.
"Embora a evidência seja limitada, sugere-se que uma série de benefícios do uso de FIRS, incluindo efeitos sobre hipertensão sistólica, um grupo de clínicos da Associação do Coração de Nova York e sintomas clínicos de insuficiência cardíaca congestiva, contrações ventriculares prematuras, níveis de peptídeos natriuréticos cerebrais, função endotelial vascular, tolerância ao exercício, estresse oxidativo, dor crônica e possivelmente perda de peso e fadiga crônica ", escreveu ele. "Nenhum efeito colateral foi relatado em nenhum dos estudos".
O que eles não provaram ser é máquinas de desintoxicação. "Não temos dados que mostrem que um pode suar as toxinas de forma significativa", disse a Dra. Catherine Forest, professora assistente clínica na Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, em entrevista ao New York Times em 2016. "Mas As pessoas sentem-se melhor depois de suar e pensam que elas parecem melhores, e isso vale muito. "
Mackenzie apenas chama saunas infravermelho "super relaxante".
Quanto a mim, caminhando para o ar fresco de fora, meus músculos se sentem relaxados e minha pele ficou com brilho - talvez não em um nível da Aniston, mas perto o suficiente.
________________________________________
Katrina Clarke é uma jornalista de Vancouver e Toronto que escreve sobre relações, saúde, tecnologia e tendências sociais. Encontre-a no Twitter em @KatrinaAClarke.


Imprimir